quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Comecei com este blog para escrever e refletir sobre coisas que eu via e refletia no mundo da arte urbana - ou do graffiti ou da street art, seja lá como vc preferir chamar.

Escrevia despretenciosamente, sem me preocupar em ser acadêmica ou desencanada, sem fazer parte de panelas, sem desejar agradar ou atacar, mas simplesmente para escrever - o que sempre fiz. Sou introspectiva e desde pequena escrever, desenhar e pintar me fazem colocar para fora pensamentos e organizar as ideias, me ajudando a não enlouquecer de vez. Além disso, gosto de pensar sobre as coisas, sempre questionei tudo. É mais ou menos isso que me leva a escrever. Acho.

Outra coisa que sempre fiz, e confesso que paguei o preço (e faço questão de continuar pagando, pois minha alma anarquista me impede de ser diferente), foi falar a verdade, falar o que penso, não puxar saco de ninguém e não fazer parte de panelas. Se tem alguma coisa que me motivou este tempo todo foi simplesmente escrever sobre algo que gosto, estudo e penso.

Nunca levei isto muito a sério, mesmo porque nunca coloquei assiduidade de postagens a cumprir e raras vezes divulguei o que escrevi aqui. As poucas vezes, inclusive, me arrependi, simplesmente por falar a verdade - talvez por ingenuidade ou justamente por não fazer parte de nenhuma turma. Enfim, o que estava aqui eram pensamentos, os chamados "ensaios", e a retratação de alguns acontecimentos que eu vi de perto, como por exemplo os acontecimentos dos atropelos dos pixadores em 2008, pois estudo e estou preparando livros sobre o assunto.

Muita coisa aconteceu neste tempo todo, e no rodar da carruagem passei a cada vez menos ter tempo de escrever aqui. Há três semanas visitei a exposição d'osgemeos "Vertigem" e me veio um texto na cabeça, mas não cheguei a postar por falta de tempo. Esta semana, na segunda-feira, também quis escrever sobre a matéria de capa da Ilustrada a respeito da exposição "De Dentro para Fora, De Fora para Dentro" (da Choque Cultural, que respeito muitíssimo, e seus artistas no MASP) e a crítica da exposição d'osgemeos na mesma edição. Sem tempo. Hoje assisti a uma palestra d'osgemeos no CCBB e me deu vontade de escrever sobre tudo isso em um mesmo texto, pois tudo o que eles falaram batia com o que eu tinha como texto na cabeça, que era sobre a relação deles com o graffiti e com a arte institucionalizada. Mas resolvi desencanar. Porque junto veio uma preguiça de ter que arrumar tempo, e daí então a decisão de parar de vez. Mas acho que na verdade é preguiça para um monte de coisas do ser humano mesmo, porque tempo a gente sempre arrumo. Mesmo porque nunca vou para de pensar, escrever e pintar.

Para aqueles que não gostam de mim, envio meus pêsames - agora terão que achar outro para criticar na web, pelo menos por enquanto. Para aqueles que gostam, digo que continuo por aí. Para quem está chegando de gaiato desejo felicidades, boa leitura e boa crítica.

3 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza suas reflexões não farão falta.
Ponha-se no seu lugar e continue sendo oq vc sempre foi, uma expectadora !

alê disse...

parafraseando joão gilberto: crítica de anônimo não vale!

Unknown disse...

BOAS REFLEXOES!
estava lendo agora mesmo a materia que voce escreveu com o silvio pra revista "vista" sobre a pixaçao...muito louca a materia,nao pare de escrever!pois assim como a pixaçao os textos sao uma boa forma de colocar nossa loucura contida..PRA FORA!!!

VIVAPIXAÇAO!!!!!
VIVAESCRITA!!!